Siga-nos

Dicas para prevenção do Câncer de Pele
Publicado em: 09/10/2019
Dicas para prevenção do Câncer de Pele

Antes de falarmos sobre o câncer, é necessário que entendamos o que é a pele: A pele, cútis, ou tegumento representa 15% do nosso peso e é o maior órgão do corpo humano. Dividida em três camadas, sendo elas epiderme, derme e hipoderme, funciona como uma proteção ao organismo contra traumas, radiação ultravioleta, temperaturas extremas, toxinas e bactérias.

De acordo com a ACS (American Cancer Society), a sociedade americana de câncer em português, o câncer de pele é de longe o mais comum na população mundial. A sua incidência global não é reconhecida, pois muitos cânceres de pele não são reportados pelos próprios médicos e vários não chegam a ser tratados. Sua incidência chega a ser maior do que a somatória dos cânceres de mama, próstata, pulmão e cólon.

Tendo em vistas os perigos apresentados pela tamanha incidência do câncer de pele na população mundial, a Santa Casa Guaratinguetá separou uma série de dicas para a sua prevenção. Confira:


Evitar a exposição à radiação ultravioleta

É importante sempre procurar uma sombra ao ar livre, principalmente nas horas do dia em que o Sol é mais nocivo, que é das 10h às 16h, quando a luz UV é mais intensa.

Utilizar protetor solar todos os dias
O uso de protetor solar e labial é imprescindível nas horas do dia com maior radiação UV - que é das 10h às 16h como dissemos acima -. É necessário que o Fator de Proteção Solar (FPS) do produto seja a partir de 30. Os protetores solares devem ser aplicados sempre de acordo com as instruções da embalagem e se fazem precisos mesmo nos dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente mesmo sem a luz ou o calor intensos do Sol.

Usar roupas e acessórios adequados
A luz consegue passar através dos tecidos e a radiação UV também, porém o uso de camisetas de maga longa, calças e saias longas ajudam na proteção. Também são preferíveis as cores escuras às claras. Além das roupas, o que tem ainda mais eficácia na proteção é o uso de acessórios como chapéus de aba para proteger orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa do sol mais intenso. Outro acessório muito importante no combate à radiação é o óculos de sol. Os óculos comprados em óticas especializadas conseguem bloquear em até 99% a luz ultravioleta, protegendo os olhos e ajudando a enxergar melhor.

Não fazer bronzeamento artificial
A maioria dos dermatologistas e dos membros de organizações de saúde não recomenda o uso de câmaras de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas. No Brasil, está proibida sua utilização desde 2009. As lâmpadas UV usadas nas câmaras de bronzeamento artificial são extremamente nocivas à pele, expondo-lhe a um risco aumentado de melanoma (um dos tipos de câncer de pele).

Prestar atenção em pintas irregulares
Verificar meticulosamente a pele regularmente permite a detecção de pintas que possam surgir no tecido epitelial. Qualquer alteração fora do comum de manchas ou pintas deve ser mostrada ao médico para um possível diagnóstico ou tratamento da lesão. Alguns tipos de pintas ou manchas podem apresentar um risco aumentado de se desenvolver em um futuro melanoma. Mas, mesmo assim, a maioria dos melanomas não é necessariamente causada por pintas, então a remoção das mesmas, geralmente não é indicada para o tratamento. Por isso, é importante sempre observar a pele e mostrar possíveis alterações para o médico e para o dermatologista.


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)