Siga-nos

2º Fórum Somos SUSTentáveis
Publicado em: 22/11/2019
2º Fórum Somos SUSTentáveis
A Santa Casa Guaratinguetá esteve presente no último dia 18 de novembro ao 2º Fórum Somos SUSTentáveis, promovido pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). O foco do evento foi reforçar a necessidade de ampliação do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, que traz auxílio financeiro às instituições. Das 362 entidades filantrópicas de saúde no Estado, apenas 58 integram a ação.

Instituído em 2014, o programa paulista Santas Casas Sustentáveis classifica as instituições filantrópicas em três perfis: hospitais estruturantes, estratégicos e de apoio, para receberem respectivamente 70%, 40% e 10% a mais do que já recebem do SUS (Sistema Único de Saúde), cuja tabela de repasses está defasada há mais de 15 anos. Para permanecer credenciada e receber o aditivo, a unidade participante deve cumprir metas de atendimento. “São 35 indicadores, sendo 24 relacionados à gestão e 11 à produção. O auxílio não é para fazer mais, mas sim, fazer melhor aquilo que está no contrato com o SUS”, explicou o coordenador de Regiões de Saúde do Estado, Osmar Mikio Moriwaki, que ministrou a palestra “Desempenho dos hospitais sustentáveis: pontos que avançaram e a expectativa de outras melhorias”.

Entre os avanços destacados na apresentação, estão a humanização no atendimento, o aumento no índice de alta responsável, diminuição das taxas de mortalidade institucional e de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Esses e outros resultados positivos foram comprovados em apresentações dos próprios hospitais participantes, que compartilharam com o público suas experiências exitosas.